quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lição 11 - JESUS, OS REMENDOS E OS ODRES

Jesus, os remendos e os odres

“Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho , e a rotura fica maior” (Mc. 2.21)
“Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam” (Mt. 9.17)

"Quando, na antiguidade, se fazia vinho, era comum colocar o suco de uva em um odre novo (Odre - Vasilha ou saco de couro ou de pele para transporte de líquidos). À medida em que o suco fermentava, por não ter por onde escapar, ia enchendo o odre e, com a pressão, esticando o couro. Ao fim do processo o odre estava maior. Porém não poderia ser usado novamente da mesma forma, pois a elasticidade do couro teria chegado ao limite. Se fosse colocado ali suco de uva ou vinho novo ainda em fase de fermentação, com certeza o odre se rasgaria com a pressão.O Senhor fazia menção ao fato de que as novas coisas, referente ao Reino, que ele estava ensinando aos judeus não poderiam ser armazenadas nos velhos costumes deles, pois eles viviam sob o jugo da lei, seguindo a uma observância de ritos e formas de piedade, como lavagens cerimoniais, jejuns, orações e esmolas. Mas, negligenciavam a genuína piedade e orgulhavam-se em suas boas obras.

É impossível alguém receber as coisas de Deus a menos que tenha nascido de novo, que seja uma nova criatura, que mude o seu modo antigo de viver. Uma mudança radical em todos os sentidos.

As coisas de Deus não podem ser aplicadas a uma natureza velha.

Jesus comparava todo sistema religioso de sua época como um odre velho.

Jesus queria com esta passagem ensinar que o velho é a Lei e o novo é a Graça.
O vinho novo representa Jesus Cristo e os odres representam o coração do homem.(2Co 5.17).


1. Jesus veio mudar as vestes por completo

A doutrina de Jesus era totalmente diferente dos conceitos religiosos daquela época. Ele veio ao mundo apresentar o modelo correto: a simplicidade de Cristo (2Co 11.3)

A velha roupagem deveria ser trocada, Jesus não veio propor .remendos, não veio misturar conceitos, veio acrescentar algo novo, acompanhado por novos métodos de adoração. Esta era a nova mensagem que Ele ensinava.

Não se coloca vinho novo em odre velho. É impossível guardar a Palavra de Deus naquilo que éramos antes, inevitavelmente nosso odre que é o nosso coração se romperá.
Vinho novo é para odres novos esta é a proposta do cristianismo de Jesus.Quando Jesus fala de vinho novo, fala de si mesmo agindo dentro de cada um de nós.

Enquanto não estivermos completamente vazios de nós mesmos, não poderemos ser preenchidos com esse vinho maravilhoso e transformador.

Existem duas coisas que um odre novo nunca fará. Uma é impedir o crescimento e a expansão do vinho que Jesus derrama, a outra é derramar o vinho que Jesus nos concede.

A Bíblia ensina não só a receber vinho novo, mas a prepararmos odres novos.

2. Jesus trouxe-nos uma roupagem semelhante a Sua

Quando Jesus fala de vestes, fala de nos despir da roupagem do pecado e do egoísmo que não pode sofrer remendos.

Cristo nos propõe uma nova roupa, limpa e não amarrotada. A roupa nova fala da santidade e do efeito causado pela vida de Cristo em nós.

3. Jesus falou sobre a importância de um odre novo

O problema do odre velho era o vinho novo.
Jesus tem sempre vinho novo e para conservar o vinho novo é preciso um odre novo.

Os fariseus estavam desperdiçando o vinho novo. Seus odres estavam ressecados, mas eles preferiram dizer que Jesus blasfemava e tinha demônios a acreditar que precisavam de mudanças.

Precisamos renovar o nosso coração para receber as boas novas do evangelho, aquilo de novo que Deus tem para nos dar.

4. O processo de renovação dos odres

Era possível renovar os odres velhos, assim como é possível renovar o nosso coração.

Para renovar os odres, havia todo um processo:

· colocavam o odre em uma tora de madeira e surravam, obrigando o odre a se expandir, crescer.

Trazendo para o lado humano, muitas das vezes esse crescimento não é espontâneo, natural e pode acarretar algum sofrimento. Mas é melhor crescer com alguma dor do que permanecer vazio por toda a eternidade.

· O odre era mergulhado na água – para o reaproveitamento do odre, ele era mergulhado na água durante algum tempo ou semanas, para deixá-lo mais enrijecido. Ele estando mais rígido, estava pronto para receber o vinho novo.

Na bíblia a água simboliza a Palavra de Deus. Então o primeiro passo para a renovação do homem é a Palavra, ela é o alimento da vida espiritual.

· O odre era posto no óleo – O azeite também era indispensável para o reaproveitamento do odre.

Na bíblia, óleo ou azeite, simboliza o Espírito Santo. Então a Palavra e Espírito são uma dupla importantíssima para a renovação do homem.

· O odre era escovado para retirar toda a impureza – Este era o último processo o da escovação com escova de aço.

Este último processo parece ser muito doloroso para o homem. Mas é uma maneira especial do trabalhar de Deus:

1. Primeiro a água, produzindo salvação;
2. Segundo o azeite, o mover do Espírito Santo;
3. A escova para remover todas as impurezas e este processo é um longo processo."
Fonte de Pesquisa:
Revista Betel 4º trimestre (Jesus Cristo o maior personagem da Historia da Humanidade)